Onde estamos agora – parte 5

Berlim – como chegar

(Informações pesquisadas em setembro / 2016)

 

Belin Tegel location.png
Aeroporto Berlin-Tegel, onde desembarcam a maioria dos vôos internacionais

Diversas companhias aéreas, como TAM, Lufthansa, KLM, Alitalia, TAP, British Airways, Iberia, Air France, oferecem voos do Brasil para Berlim com apenas uma parada de escala. O tempo médio de viagem é de 14 horas com preços a partir de R$1500,00 em média (valores sem taxas e impostos).  Os dois aeroportos da cidade: Tegel (recebe a maioria dos vôos intercontinentais) e Schönefeld (focado nas empresas low-cost, voos vindos da Europa Oriental e do Oriente Médio), são facilmente acessados pelo transporte público. A poucos minutos do Tegel ficam as estações  Kurt-Schumacher-Platz e Jakob-Kaiser-Platz, das linha 6 e 7 do metrô. As linhas de ônibus 109 e X9, que saem do aeroporto, passam pela estação Jakob-Kaiser-Platz e vão até a estação Zoologischer Garten. A linha 128 passa pela estação Kurt-Schumacher-Platz, além de uma linha expressa especial que já leva os passageiros ao centro da cidade na Alexanderplatz. Em Schönefeld as opções são os trens regionais RE7 ou RB14 que permite chegar as nas estações Alexanderplatz, Friedrichstr e Hauptbahnhof.

 

 

Transporte

1444654483_bvgticketBerlim é uma das capitais europeias que conta com um excelente transporte público composto por ônibus, trem e metro tram (uma espécie de bondinho). O U-Bahn é o metrô que se concentra no transporte subterrâneo, o S-Bahn faz a maior parte do seu trajeto na superfície, enquanto o primeiro se limita à cidade de Berlim, o segundo cruza as suas fronteiras. A rede de transporte público é dividida em 3 zonas: A, B e C e os bilhetes são comprados de acordo com a zona a qual deseja se alcançar. O sistema é totalmente integrado e existem variados tipos de bilhetes desde os unitários até os especiais para turistas.

Para quem preferir utilizar táxi, o preço de início da corrida é de 3,90 euros. O serviço também é bem confiável, com motoristas educados e carros adequados. O Uber é regulamentado na cidade, funcionando nos mesmos moldes com ajuda de seu app.

O aluguel de carro também pode ser uma boa opção, sendo necessário apresentar o passaporte e a carteira internacional de habilitação. As estradas da Alemanha estão entre as mais bem conservadas do mundo e os preços de aluguel iniciam-se em geral com diárias de 30 euros.

 

Hospedagem

Berlin-179892

Berlim conta com uma vasta rede de hotéis e hostels, os bairros mais procurados pelos turistas são Mitte (o centro turístico da cidade), o Tiegarten, Prenzlauer Berg (onde se concentra grande parte da vida noturna da cidade), Charlottenburg (onde ficava o centro da Berlim Ocidental). A melhor época para visitar a cidade é a Primavera, quando entra a chamada baixa temporada, e os preços caem além do clima favorecer a paisagem berlinense.

 

Alimentação

Currywurst Is Berlin SpecialtyBerlim é uma cidade com grande variedade de restaurantes, mas o destaque fica para a comida de rua, barata e tradicional. Lembre-se de experimentar o Currywust (criado durante a Segunda Guerra Mundial, o clássico da comida de rua alemã leva salsicha de porco e um molho a base de catchup e curry) e os mais tradicionais tipos de pães. A culinária alemã é vasta, porém há uma infinidade de opções. Para os que preferem economizar mais há sempre a opção de se aventurar pelos supermercados, com destaque para as redes Lidl, Aldi, Rewe e Kaiser’s.

 

Conhecendo a Berlim de Bowie

Além dos pontos a seguir, a sugestão é conhecer Berlim com os seus fones de ouvido caminhando pelas mesmas ruas e procurando suas próprias experiências, mas seguem os caminhos por quais David Bowie trilhou sua histórica na cidade.

 

·        Hansa Studio

Köthener Str. 38 | D – 10963 Berlin

É possível fazer um tour guiado pelo Hansa Studio, com preços a partir de 15 euros. As visitas são agendadas e podem ser combinadas com outras opções de tour pela cidade, porém estão sujeitas a disponibilidade, já que o estúdio funciona normalmente como local de gravação para diversos artistas. Para mais informações acesse: http://www.musictours-berlin.com/ (site em inglês e alemão)

 

·        Hauptstraße 155, Schöneberg

O apartamento e endereço principal de Bowie e Iggy Pop enquanto estiveram na cidade.  O local tem sido um ponto de peregrinação desde a morte de Bowie. Para chegar lá à estação mais próxima de metrô é a Ubahn Kiestpark – U7

 

·        O café favorito

Neues Ufer

Hauptstraße. 157 / 10827 Berlin–Schöneberg

http://www.neuesufer.de

O café frequentado Por David e Iggy Pop fica a poucos metros do seu antigo endereço, antigamente na época do seu ilustre morador atendia pelo nome de Anderes Ufer. Sente, tome uma xícara de café e tente imaginar como teria sido poder tê-lo visto cruzando aquelas mesmas portas.

 

·        Hotel Ellington

52.jpgNürnberger Str. 50-55, 10789 Berlin

http://www.ellington-hotel.com

Localizado na divisa entre Schöneberg e Charlottenburg, o elegante edifício anos 20 com o seu estilo art-decó na época do seu ilustre morador abrigava o Der Dschungel, uma espécie de Studio 54 alemão da época. Está a apenas 200 metros da U Augsburger Straße, linha U3 da U-Bahn.

 

 

·        S036

Oranienstraße 190, 10999 Berlin

so36.de (apenas em alemão)

Pode ser considerada a versão berlinense do CBGB em Nova York, com uma pegada punk rock, hoje abriga festas e eventos com sonoridade que vão do reggae ao hip hop. A melhor maneira de chegar ao local é utilizando o ônibus, a linha M29 Heinrichplatz, passa em frente ao local. Se preferir as duas estações de metrô mais próximas são U1 / U8 Kottbusser Tor e  U1 Görlitzer Bahnhof.

 

·        Paris Bar

108

Kantstraße 152, 10623 Berlin

http://www.parisbar.net

Bowie e Iggy levavam uma vida simples e modesta nos seus tempos na cidade, mas quando queriam ir a algum lugar mais elegante essa era a escolha. Bowie deu uma entrevista a Rolling Stone na época, falando sobre o seu período e sentimentos em relação a cidade nesse local. Para chegar, vá utilizando o S-Bahn, a estação mais próxima: S5S Strausberg Nord.

 

·        Neulkölln

95Localizado na região sudoeste da cidade, como na época de Bowie concentra grande parte da população de origem turca que migra para a cidade. Recebeu uma faixa em sua homenagem no álbum “Heroes”. Vale sentar observar os moradores, comer um kebab. A pista do antigo aeroporto da cidade, o Templehof virou uma área de lazer muito frequentada no final da tarde. Como todos os outros pontos da cidade, o serviço de transporte público funciona muito bem no local.

 

·        Reichstag

Platz der Republik 1, 11011 Berlin

https://visite.bundestag.de/BAPWeb/pages/createBookingRequest.jsf?lang=en (Em alemão e inglês)

Foi diante do prédio do Parlamento Alemão que Bowie fez os seus emblemáticos concertos em 1987. Inaugurado em 1894, no distrito de Mitte, é um dos locais mais visitados da cidade. A cúpula e o terraço do Reichstag podem ser visitados gratuitamente mediante agendamento. Devido a sua localização e importância há diversas maneiras de se chegar ao local: S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação S+U Brandenburger Tor; Linhas S5, S7, estação Hauptbahnhof / U-Bahn: Linha U55, estação  Bundestag / Ônibus: Linha TXL, parada S+U Brandenburger Tor; Linha 100, parada Reichstag/Bundestag

 

·        Bösebrücke

A ponte citada em Where Are We Now?, foi o primeiro posto de controle a ser aberto na noite de 9 de novembro de 1989, quando caiu o Muro de Berlim para que os cidadãos do lado ocidental e oriental da cidade pudessem se encontrar. A ponte construída por cima da linha do trem que liga os bairros Wedding (antiga Berlim Ocidental) e Prenzlauer Berg (Berlim Oriental) ficou fechada durante todo o período da existência do muro, ficando uma das extremidades em cada parte da cidade. Os trens na época só podiam passar por ela, sem pararem na estação que permaneceu fechada por mais de 30 anos. Para ir ao local, a estação Bornholmer Str, da S-Bahn, é a escolha mais acertada.

 

·        KaDeWe

20170202_180030Tauentzienstraße 21-24, 10789 Berlin

http://www.kadewe.de (apenas em alemão)

 

A Kaufhaus des Westens (Loja de Departamentos do Ocidente) possui 60 mil metros quadrados (o que equivale a nove campos de futebol), é a segunda maior loja de departamentos da Europa, perdendo apenas para a Harrods em Londres.  Juntamente com a estação Wittenbergplatz marca o centro de compras de Berlim. Para conhecer o paraíso das compras na cidade: U-Bahn: Linhas U1, U2 e U3 estação  Wittenbergplatz / Ônibus: Linhas 100 e 200, parada Breitscheidplatz; Linhas M19, M29 e M46, parada Wittenbergplatz

 

·        Potsdamer Platz

Localizada próximo ao Portão de Brandenburgo e do Reichstag, é um dos pontos mais agitados da cidade. A praça recebeu esse nome em 1831, devido ao portão que do local permitia a saída para a estrada que levava a cidade de Postdam. Em 1838 foi construída uma estação de trem ligando as duas cidades, e em 1907 ela ganhou sua estação de metrô, e em 1924 recebeu o primeiro semáforo de Berlim.

O local foi fortemente bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, e mais um dos pontos que foi dividido ao meio com a construção do Muro em 1961. S-Bahn: Linhas S1, S2 e S25, estação S+U Potsdamer Platz / U-Bahn: Linha U2, estação S+U Potsdamer Platz / Ônibus: Linhas M41 e M48, parada S+U Potsdamer Platz

 

 

PS: Como notaram alguma das fotos acima são autorais… Estar em Berlim talvez possa render para todo o sempre uma das maiores emoções que vivi. Sonhei com aquele lugar desde que era uma criança, me apaixonei pelo Jornalismo ao ver o Muro cair sendo mostrado na tela por Pedro Bial. Berlim mudou a música, mudou a História, mudou a minha vida.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s